MERCADO DE LUXO NO BRASIL AINDA RESISTE À CRISE
- Antonio Montano
- Aug 5, 2015
- 4 min read
Empresas que oferecem produtos e serviços de alto luxo conseguem manter bons resultados apesar da cautela quanto ao futuro
Enquanto alguns segmentos do mercado brasileiro ainda estão avaliando os impactos negativos em seus resultados, outros já registram quedas nas vendas e nos lucros desde o início do ano. Contudo, na contramão desse cenário econômico, empresas que oferecem produtos e serviços de alto luxo ainda não veem a crise bater em sua porta. Aquelas que atendem diferentes fatias da pirâmide social podem até comparar como os serviços para as classes C e B sofreram retração, fenômeno que não se repetiu com os consumidores que ocupam o topo.
Isso não significa que produtores de bens de luxo de produção industrial de larga escala, como as grifes globais, estejam desfrutando do mesmo cenário. Os exemplos mais claros são empresas nacionais, pequenas, mas que oferecem produtos, serviços e atendimento personalizado e pontual. Negócios que conseguem estabelecer um contato pessoal, ouvir atentamente e atender a todas as necessidades de seu consumidor.
VERACHI – segmento: joalheria
Com altíssimos padrões de qualidade que atendem ao exigente público de alto luxo, as jóias VERACHI são verdadeiras obras de arte que vêm atraindo atenção de especialistas e clientes dentro e fora do país. A jewelry artist Laís Demarchi Pimenta cuida de cada detalhe, desde as pesquisas iniciais até o acompanhamento da busca da matéria-prima e do trabalho dos ourives no Brasil e na Itália. Hoje, parte dos investimentos da marca concentra-se em capacitar profissionais para as técnicas da ourivesaria de luxo dentro do Brasil.
“Ainda não sentimos os efeitos da crise. Em um quadro econômico instável o consumidor pensa com mais cuidado sobre o destino que dará ao seu dinheiro. Assim acredito que passa a dar mais valor a uma joia de alta qualidade, pois esta sim pode ser encarada como um investimento, ou uma maneira de preservar valor. Acredito que por isto, comparado ao mesmo período do ano passado, tivemos uma alta de vendas em relação a joias mais caras, com pedras de alto calibre e certificadas.", Conta Lais Demarchi Pimenta, Jewerly Artist da Verachi.

www.verachi.com.br – (11) 3442-4276
Ateliê Júlia Patêz – segmento: moda
O Ateliê Júlia Patêz reflete os traços minimalistas e requintados da estilista que prima pela essência e importância do trabalho sob medida. Se destacando não somente pelas peças e vestidos únicos, mas também pelos bordados, drapeados e aplicações de rendas feitas à mão, Júlia ganhou notoriedade e inspirou-se em abrir as portas para receber seus clientes em um espaço aconchegante e intimista em meio à correria urbana da capital paulistana e desde a inauguração já viu seu número de clientes crescer 25%.
“Os vestidos do Ateliê Júlia Patêz atendem ao público consumidor do alto luxo, uma parcela da população que sofre menos com variações da economia e consegue manter seu poder de compra, principalmente quando se trata de ocasiões especiais. Acredito ser esse o motivo dos bons resultados do negócio o que não significa que esse público esteja esbanjando, o que acontece é que o cliente fica mais exigente e acabam privilegiando um atendimento mais personalizado e que seja indicado por amigos, familiares ou alguém que já teve uma boa experiência com a marca”. Júlia Patêz, estilista e proprietária do Ateliê Júlia Patêz.

www.ateliejuliapatez.com.br – (11) 2737-2960
Boutique de 3 – segmento: casamentos
Há sete anos no mercado, a Boutique de 3 sempre se destacou no mercado de casamentos entre os clientes mais exigentes da sociedade. Graças a união da experiências acumuladas das sócias Edda Ugolini Bauder, Gizella Luglio e Elisa Tavares, cada evento é transformado em um acontecimento impecável em cada detalhe. Além de manter o mesmo ritmo de trabalho com os casamentos, passaram a ser procuradas por clientes em busca de seu trabalho em outros tipos de eventos como celebração de bodas e festas infantis. Assim, mesmo frente à atual situação econômica, acabam de ampliar o negócio com o lançamento da Boutique de 3 Kids, uma forma de continuar fazendo parte da história dessas famílias.
“Nossa empresa nasceu totalmente dedicada a casamentos e muitos desses jovens noivos, após a união já assumem um novo sonho juntos que é ter filhos. Como eles já são nossos clientes satisfeitos, por que não mantê-los conosco oferecendo a mesma qualidade em outros momentos como as festas de aniversário. O público consumidor do alto luxo pode reduzir um pouco o tamanho da festa, mas não deixa de comemorar.” Comenta Edda Ugolini Bauder.

www.boutiquede3.com.br – (11) 3525-7570
STAGE Produções – segmento: eventos
Não é apenas como artista que Pedro Sabie se destaca no mercado de entretenimento. Sua empresa de eventos, a STAGE Produções é uma das mais conhecidas quando o foco é o mercado de luxo em eventos, sejam particulares ou corporativos, de diversos tamanhos e estilos, como: casamentos, shows, desfiles, lançamentos, festas de debutante, Bar Mitzvás, festas de formatura, festas de aniversário, réveillons, chá-bars, pequenos coquetéis, entre outros. Já confiaram seus eventos aos profissionais da STAGE marcas como Daslu, Fasano, Chanel, Schutz, Absolut, Renata Camargo, Artefacto, Vilebrequin, Unique e Glamurama.
“Na Stage Produções nós atendemos diversos tipos de evento, incluindo o atendimento ao público das classes AAA que é nossa especialidade, tanto eventos particulares como corporativos. Observando de forma geral a produtora, este ano os eventos diminuíram em torno de 15%, mas ao observar somente nosso trabalho no mercado de luxo, o número de eventos se mantém estável”. Pedro Sabie – DJ e Proprietário da Stage Produções

www.stageproducoes.com.br – (11) 3045-1453
Informações à Imprensa
Castilho+Mostano Communication House
(11) 3849-2113
Antonio Montano - antonio@castilhoemontano.com.br - (11) 95653-2013
Lucas Negro - lucas@castilhoemontano.com.br